segunda-feira, 28 de outubro de 2013

[0478] 1.ª Conferência Internacional Rota dos Presídios do Mundo Lusófono no Tarrafal de Santiago

O Tarrafal de Santiago acolheu, durante dois dias, a 1.ª Conferência Internacional Rota dos Presidios no Mundo Lusófono”.
Com os trabalhos distribuídos ao longo cinco painéis, para além de um público interessado e de antigos presos políticos, participaram também, ilustres especialistas e investigadores de Angola, Cabo Verde,  Guiné Bissau, Portugal e Moçambique, numa reflexão sobre a história e sobre o papel das antigas prisões políticas na manutenção do regime de ditadura, em Portugal e nas suas antigas colónias.

Esta conferência resultou de uma parceria entre a Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago e o Ministério da Cultura de Cabo Verde, com o apoio da Universidade de Santiago, da Fundação Mário Soares e de algumas individualidades que a título pessoal desejaram participar neste projeto.

Contou ainda com o Alto Patrocínio e a honrosa presença na sessão de abertura, de Sua Excelência, o Senhor Presidente da República de Cabo Verde.


Das cerca de vinte e seis conclusões/recomendações alcançadas, é consensual a importância atribuída ao evento, “na perspetiva da criação de um novo espaço formal de reflexão e conhecimento da nossa história comum, eventualmente no âmbito da CPLP, sobre a natureza da ditadura que vigorou durante anos, nos países de expressão portuguesa e da promoção e aprofundamento do estudo científico dos movimentos e processos de resistência dos povos português e africanos pela sua liberdade e autodeterminação”.

A segunda edição desta conferência deverá ocorrer, já no próximo ano, em Angola, seguindo-se-lhe os outros países do “Mundo Lusófono”, tendo em conta as manifestações de interesse reveladas pelos representantes de cada um dos países participantes. 

Visa-se estabelecer uma nova abordagem que de forma integrada analise a importância dos diversos estabelecimentos prisionais, com fins políticos, criados nestes países e como estes se enquadravam num sistema repressivo de âmbito mais alargado.


Os trabalhos terão lugar nas instalações do antigo “Campo de Concentração do Tarrafal” e, para além de atividades complementares de carácter cultural, a realizar ao longo dos dias que antecedem o evento, prevendo-se um outro momento alto e pleno de grande significado para os Tarrafalenses - a assinatura do acordo de cooperação para gestão conjunta do “Museu da Resistência”  entre o Ministério da Cultura e a Câmara Municipal do Tarrafal.

Outro momento que se espera, também, de grande significado, deverá ser a formalização da “Rota das Prisões” que terá como objetivo essencial, reunir e estimular a produção científica junto de historiadores e especialistas dos países Lusófonos.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

[0477] Pôr-do-Sol Poético na Cidade Velha

Assinatura de protocolo de cooperação entre CMRGS e Academia Cabo-verdiana de Letras

No quadro das comemorações do mês de Outubro – em que, em Cabo Verde, como se sabe, se honra especialmente a Cultura, com destaque para 18 de Outubro, Dia Nacional da Cultura, em homenagem de Eugénio de Paula Tavares, nascido em Nova Sintra, ilha Brava, precisamente a 18 de Outubro de 1867 -, a Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, em parceria com a Academia Cabo-verdiana de Letras (com a qual é firmado protocolo de colaboração) e a SOCA (Sociedade da Autores de Cabo Verde), organiza no próximo dia 26, sábado, um Pôr-do-Sol Poético em plena rua do Calhau, situada na baixa deste Sítio Histórico junto do Pelourinho da Cidade Velha, em homenagem do falecido Poeta e Escritor Mário Fonseca, Cidadão Honorário de Cidade Velha.

Junto se anexa o programa deste acto:


16h00 – Recepção dos convidados
16h30 – Assinatura do protocolo entre a CMRGS e a Academia Cabo-verdiana de Letras
17h00 – Sessão de poesia organizada pela SOCA (Sociedade de Autores de Cabo Verde)
17h30 – Arruada
20h00 – Encerramento

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

[0475] Conferência de Imprensa dos eleitos municipais do MpD sobre a situação do transporte escolar na Ribeira Grande de Santiago

Os eleitos municipais do MpD (Movimento para a Democracia) em Ribeira Grande de Santiago promovem amanhã, terça-feira, dia 8 de outubro, às 10 horas, na sede da Associação Nacional de Municípios de Cabo Verde, ANMCV (na Achada de Santo António, cidade da Praia), uma conferência de Imprensa a fim de expor as gravíssimas dificuldades com que se deparam os estudantes deste Município, sobretudo os da chamada zona alta, em muito prejudicados pela falta de meios de transporte escolar.

Esta situação, que contrasta em absoluto com os esforços muito positivos da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, a prolongar-se, compromete a vida escolar dos alunos e ameaça o êxito no ano lectivo em curso.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

[0474] FICASE põe em risco o transporte escolar na zona alta de Ribeira Grande de Santiago

A Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago protesta – e condena-o – o comportamento da FICASE, que gravemente põe sem sério risco a continuidade dos estudos por parte dos estudantes residentes no alto do Município. Embora se esteja em princípio de outubro, a FICASE (que rechaçou as tentativas escritas da autarquia para com ela se reunir, como o fez com os pais e encarregados de educação neste concelho) até agora não assinou com eles qualquer contrato ou acordo com estas entidades, não as contactou e muito menos pagou os meses em atraso que tem para com os motoristas dos transportes escolares.

Embora a direcção do Liceu do Salineiro tenha garantido o transporte escolar nesta zona do Município, até o momento o FICASE tem-se comportado com inconcebível imobilismo, nada fazendo neste sentido. Esta atitude em muito contrasta com a da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago que, a tempo e horas, prevenidamente se reuniu com os pais e encarregados de educação para resolver o habitual problema do transporte escolar na zona baixa do Município, incentivou a criação das suas associações e respectiva rede e, exemplarmente confiante nas potencialidades da sociedade civil, entregou-lhes a gestão desse transporte escolar, o qual – graças a isso – foi apoiado pela Associação Bornefound.

Perante este quietismo de que FICASE dá provas, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago é forçada a sustentar as justas reclamações que venham a ser formuladas pelas associações de pais e encarregados de educação e exige pronto funcionamento deste transporte, como se vem verificando na zona baixa do concelho.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

[0473] Campanhas de sensibilização nas escolas sobre gestão, tratamento e reutilização dos recursos hídricos em Cabo Verde

Decorre a execução do projeto Apoio Institucional à Implementação da Parceria Especial, que inclui - entre outras atividades - campanhas de sensibilização nas escolas sobre Gestão, Tratamento e Reutilização dos Recursos Hidricos em Cabo Verde. O Instituto Tecnológico das Canárias (ITC) é o líder do projecto “ISLHáGUA”, co-financiado pelo programa europeu PCT - MAC 2007-2013, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e do Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED) por via do Apoio Institucional à Implementação da Parceria Especial entre Cabo Verde e a União Europeia.

Integram este projecto de Apoio Institucional à Implementação da Parceria Especial diversos parceiros nacionais, como a Associação Nacional dos Municípios Cabo-Verdianos (ANMCV), o Instituto Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos e a Universidade de Cabo Verde, e parceiros internacionais, como a Mancomunidad Intermunicipal del Sureste de Gran Canária (MANSURESTE).

Às 14h30 do dia 4 de Outubro realiza-se uma campanha de sensibilização dos alunos do 6.º ano da Escola de Terra Branca na Escola “A Bela” (ao lado da firma Meno Soares e de Supermercado Calu & Angela, na Terra Branca, cidade da Praia), que terá a presença do Presidente da Associação Nacional dos Municípios Cabo-Verdianos, Dr Manuel de Pina, do representante do Instituto Tecnológico das Canárias (ITC) bem como do MIREX e outras instituções nacionais. Estão contemplados nesta campanha de sensibilização (que decorre de 25 de Setembro a 3 de Outubro) alunos do 6.º ano das Escolas da Praia, do interior da Ilha de Santiago (Ribeira Grande de Santiago, São Lourenço, Santa Cruz, Santa Catarina, São Domingos, São Miguel e Picos), do Mindelo e de Porto Novo.

Dadas a importância dos trabalhos e as limitações resultantes do espaço disponível na sala, a sessão inicia-se impreterivelmente à hora indicada e aconselha-se rigor no cumprimento do horário estebelecido.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...