terça-feira, 8 de março de 2011

Escola inovadora vai ser inaugurada na Cidade Velha

ESCOLA-OFICINA DA CIDADE VELHA SERÁ INAUGURADA NO PRÓXIMO DIA 15

É inaugurada e começa a funcionar, no próximo dia 15, a Escola-Oficina da Cidade Velha. Criada com o bom apoio da Cooperação Espanhola (AECID), a Escola – que vai receber 80 alunos – reproduz um modelo criado em Espanha com excelentes resultados: os alunos são, desde início, associados à produção, pelo que também auferem salário – uma parte dele retida na fonte, sendo entregue no fim do curso, ajudando-se assim o beneficiado nos investimentos necessários ao começo de uma actividade independente, caso o queiram.

Para a criação da Escola-Oficina, projecto acalentado pela Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, houve a confluência de diversa cooperação: para além da Cooperação Espanhola, fundamental para a sua concretização, também a de organismos estatais (IIPC, IEFP e Direcção Geral da Agricultura) – um conjugar de forças enfim possível e que se espera venha a ter continuidade.

A Escola-Oficina da Cidade Velha, a primeira que surge em Cabo Verde, aproveitando instalações da Direcção Geral da Agricultura que estavam abandonadas, tem, nesta fase, três cursos: construção civil (prevendo-se que os seus primeiros trabalhos estarão ligados à reabilitação de construções ligadas ao Património da Humanidade), energias renováveis e transformação de produtos agrícolas. Ou seja, a Escola foi concebida para projectar a Ribeira Grande de Santiago na via do desenvolvimento.

As obras de adaptação do edifício às suas novas funções, foram executadas pela Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, que, como é sabido, está equipada para trabalhos deste tipo – o que reduz substancialmente os custos. A selecção de alunos e de professores, por candidatura, foi feita em estreita colaboração entre a Cooperação Espanhola e a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago.

A criação da Escola-Oficina da Cidade Velha veio ao encontro dos esforços desenvolvidos pela Autarquia para garantir uma rede escolar de qualidade, sempre com o apoio da Cooperação Internacional, que tantas vezes tem colmatado problemas resultantes da falta de parcerias internas para atender às necessidades e interesses das populações. Assim, foram já reabilitadas pela Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago 3 (três) escolas EBI: em Chã Gonçalves (com o apoio da Cooperação Luxemburguesa); na Cidade Velha (com o apoio do Ayuntamiento de La Colonia de Fuente Palmera – Andaluzia, e da Associação Aproni); e em Santana (também com o apoio da Aproni).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...