quinta-feira, 17 de março de 2011

Oferta da Câmara de Lagos

VIATURA DE RECOLHA DE LIXO ESTÁ JÁ A CAMINHO DE CABO VERDE


Encontram-se já a caminho de Cabo Verde, onde devem chegar na próxima semana, um camião de recolha de lixo e uma viatura para transporte de passageiros, oferta da Câmara Municipal de Lagos. Trata-se de um muito generoso e valioso acto de solidariedade do Município lacobrigense para com o Berço da Nação cabo-verdiana, tanto mais significativo quanto são conhecidas as dificuldades actualmente vividas em Portugal e que necessariamente afectam a vontade cooperante repetidamente expressa pelos Municípios daquele país. A Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago fica, por isto, especialmente muito grata por este gesto de solidariedade do Município de Lagos, com o qual se encontra geminado.

A viatura de recolha de lixo, que será o primeiro ao serviço na Ribeira Grande de Santiago, vem reforçar a capacidade de saneamento deste Município e, em consequência, também contribuir para o melhor tratamento do Património da Humanidade que é Cidade Velha. Este facto sublinha, uma vez mais, os resultados positivos da dinâmica política de relacionamento e Cooperação externa desenvolvida pela Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, os quais têm compensado os efeitos nefastos, e agravantes para as condições de vida das populações, da falta de cooperação interna com que esta Autarquia tem sido agredida.

Refira-se também que já se encontra no porto da Praia, à espera de desalfandegamento, uma ambulância – generosa oferta da Câmara Municipal da Ribeira Grande de São Miguel, Açores, igualmente geminada com a Ribeira Grande de Santiago. A chegada desta viatura possibilita dispensar, para necessários trabalhos de reparação e manutenção de uma outra ambulância, oferta feita à Cidade Velha por um privado. Passando assim a dispor de duas viaturas, quando até há muito pouco tempo nada havia neste domínio, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago garante melhor apoio, em termos de primeiros socorros e de assistência de Saúde, tanto à população como aos visitantes e cria uma base para a constituição de um núcleo local de Bombeiros.

Lutando contra todas as dificuldades resultantes da circunstância de ser um dos Municípios mais pobres de Cabo Verde e da falta de solidariedade que lhe seria devida a nível nacional, Cidade Velha e a Ribeira Grande de Santiago, com o muito valioso apoio da Cooperação Internacional, vão assim assegurando melhores condições de vida para as suas populações. Estas são razões mais para que a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago esteja profundamente grata à Cooperação Internacional, neste caso concreto aos seus Municípios irmãos – de Lagos e de Ribeira Grande dos Açores.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...