VIATURA DE RECOLHA DE LIXO ESTÁ JÁ A CAMINHO DE CABO VERDE
Encontram-se já a caminho de Cabo Verde, onde devem chegar na próxima semana, um camião de recolha de lixo e uma viatura para transporte de passageiros, oferta da Câmara Municipal de Lagos. Trata-se de um muito generoso e valioso acto de solidariedade do Município lacobrigense para com o Berço da Nação cabo-verdiana, tanto mais significativo quanto são conhecidas as dificuldades actualmente vividas em Portugal e que necessariamente afectam a vontade cooperante repetidamente expressa pelos Municípios daquele país. A Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago fica, por isto, especialmente muito grata por este gesto de solidariedade do Município de Lagos, com o qual se encontra geminado.
A viatura de recolha de lixo, que será o primeiro ao serviço na Ribeira Grande de Santiago, vem reforçar a capacidade de saneamento deste Município e, em consequência, também contribuir para o melhor tratamento do Património da Humanidade que é Cidade Velha. Este facto sublinha, uma vez mais, os resultados positivos da dinâmica política de relacionamento e Cooperação externa desenvolvida pela Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, os quais têm compensado os efeitos nefastos, e agravantes para as condições de vida das populações, da falta de cooperação interna com que esta Autarquia tem sido agredida.

Lutando contra todas as dificuldades resultantes da circunstância de ser um dos Municípios mais pobres de Cabo Verde e da falta de solidariedade que lhe seria devida a nível nacional, Cidade Velha e a Ribeira Grande de Santiago, com o muito valioso apoio da Cooperação Internacional, vão assim assegurando melhores condições de vida para as suas populações. Estas são razões mais para que a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago esteja profundamente grata à Cooperação Internacional, neste caso concreto aos seus Municípios irmãos – de Lagos e de Ribeira Grande dos Açores.