I ENCONTRO NACIONAL DE POETAS DE CABO VERDE

Entre as acções que se prevêem para este evento – além da arruada e do sarau, com leitura de mensagens enviadas para este Encontro e dicção de poemas – podemos desde já anunciar a apresentação de elementos relativos à presença de autores cabo-verdianos na Bienal de Odivelas (Portugal) e a criação do futuro núcleo de Cabo Verde do Pen Clube. Se a arruada (com leitura de poemas feita de porta em porta nas ruas de Cidade Velha – o que pela primeira vez nela acontece) que vão se realizar e constituem – e o sarau serão elementos obrigatórios nesta jornada, a Feira do Livro e os workshops serão elementos acrescidos pelos organizadores.
Por iniciativa do Soca, vai organizar-se uma antologia-colectânea de poesia, que será um florilégio deste I Encontro Nacional de Poetas de Cabo Verde, que terá por base a recolha de poemas nele apresentados.
Embora, por razões operacionais, não se tenha equacionado a presença de poetas estrangeiros, garante-se desde já a do poeta português Joaquim António Emídio, que na oportunidade se desloca a Cabo Verde.
Entretanto, a organização deste I Encontro Nacional de Poetas de Cabo Verde vai nomear os seus “embaixadores” em cada ilha do arquipélago e da diáspora. Desde logo, Tchalé Figueira é nomeado seu “embaixador” na ilha de S. Vicente.
A par e passo, serão dadas notícias relativas à organização deste evento.