III ANIVERSÁRIO DA ELEVAÇÃO DE CIDADE VELHA A PATRIMÓNIO MUNDIAL
Celebrando o III Aniversário da elevação - em Assembleia da UNESCO, realizada em Sevilha - de Cidade Velha a Património Mundial da Humanidade, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, CMRGS, em parceria com o IIPC, Instituto da Investigação e do Património Cultural, organiza na próxima terça-feira, dia 26 de Junho, uma jornada de celebração que, dados os condicionalismos de atravessarmos um período eleitoral autárquico, fica por eles em muito limitada.
No entanto, não querendo deixar passar despercebida a data, de importância crucial para o Berço da Nação cabo-verdiana, a CMRGS decidiu promover a limpeza dos monumentos nacionais – das 9h00 às 12h00 (Fortaleza Real de S. Filipe, Sé Catedral e torre da Igreja da Misericórdia) por alunos do curso de Construção Civil na Escola-Oficina, colaboradores da Câmara Municipal da área de Saneamento e jovens Mensageiros de Cristo.
Para assinalar a data, às 09H10 desse dia 26 de Junho decorre, diante da EBI da Rua Calhau, uma exposição de produtos artesanais e da Escola-Oficina da Cidade Velha, organizada pela Associação da Cooperação com Cabo Verde. Conta com colaboração dos Grupos Sulada e Funku di Mudjeres.
Segue-se uma exposição-venda de livros (literatura cabo-verdiana) a ter lugar em frente da EBI da Rua Calhau e, cerca das 11h00, nessa EBI haverá atividades com crianças, tendo por tema o Património Histórico Cultural.
Para terminar a jornada, haverá lanche dedicada aos jovens e crianças, culminando com sessão de encerramento a ter lugar na EBI, Rua Calhau.