
Desta feita, o palco das celebrações da cerimónia foi deslocado da Fortaleza Real de S. Filipe para o Largo do Pelourinho com o objetivo de lhe conferir maior centralidade, envolvendo-as de outras actividades que certamente atrairão as atenções do grande público que, nesta quadra, costuma acorrer à muita animação e colorido oferecidos. Assim, introduziram-se algumas novidades nos festejos, sendo a inovação e a ousadia os ingredientes nela sempre constantes.
No mesmo local, Largo do Pelourinho, e à mesma hora, 17 horas, abre uma Feira do Livro que será um dos elementos da grande e variada Feira Cultural Popular que, até dia 27, irá animar a Cidade Velha. Como se anota em informação anexa, na qual se consigna a respetiva programação, contempla-se um conjunto de iniciativas que, em muito, podem interessar habitantes e visitantes, concitando as atenções gerais, dando brilho às festividades e apresentando alternativas aos festivais que apenas interessam a uma certa camada de público e continuarão a ter lugar em Cidade Velha noutras ocasiões.
Exposições (de achados arqueológicos e filatélicas), exibição de filmes e vídeo shows, tendas eletrónicas e música ao vivo, carros elétricos e insufláveis para crianças, oficina de culinária e uma feira de petiscos, uma feira de produtos agro pecuários, além de outros atrativos, farão desta diversificada Feira Cultural Popular um dos importantes acontecimentos da ilha de Santiago.