Com uma Arruada de Poesia - que percorre as históricas Rua Carreira e Rua Banana, terminando na Rua Calhau -, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, em parceria com a Curadoria da Cidade Velha e com a SOCA – Sociedade de Autores, festeja no próximo dia 24, domingo, às 18h00, a arte poética. Às 19h00, no Tereru di Kultura, decorre nesse dia um “Pôr-do-Sol Poético no Feminino”.
A Arruada de Poesia vem sendo uma celebração que, anualmente, se verifica em Cidade Velha, celebrando o Dia Mundial da Poesia, o que este ano, por razões de oportunidade de calendário, foi transferido para esta data: com esta iniciativa, autores vão, de habitação em habitação, declamando poemas aos respectivos moradores. Deste modo, o Berço da Nação torna-se, durante este dia, num palco que dignifica a Poesia.
Ontem, dia 22, às 10h00, alunos da EBI da Cidade Velha arvoraram a centenária oliveira de Rua do Calhau em Árvore da Poesia, da qual penderam (como se frutos fossem) saborosos poemas, sobretudo de autores cabo-verdianos, que foram lidos à população, num acto que se inscreveu nas celebrações do Dia Mundial da Poesia.