quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

[0522] Festas da Banderona de Cidade Velha

Embora este ano a Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago não seja dona da Banderona de Cidade Velha, dá-lhe todo o apoio de modo a preservar uma tradição da ilha do Fogo que veio para ficar. “Filha” da tabanka, com a qual conserva muitos elos de ligação, a banderona faz parte da cultura genuinamente cabo-verdiana – demais Cidade Velha é geminada com S. Filipe do Fogo e orgulha-se do seu envolvimento neste esforço para preservar o essencial da história e cultura populares que radicam num passado de dolorosa escravatura.

Com preparativos iniciados no dia 14, as celebrações da banderona de Cidade Velha prolongam-se até dia 6 de Março. Hoje, dia 20, a partir das 15 horas, vai a Porto Mosquito, havendo pilon na Casa da Banderona (Rua Carreira, Cidade Velha) das 16 às 18 horas. Amanhã, dia 21, o pilon transfere-se para a Casa da Praia também das 16 às 18h00, deslocando-se a bandeira a S. Martinho Grande, Bota Rama e Calabaceira no sábado, dia 22, a partir das 15h00, seguindo-se pilon na Casa da Praia. No dia 23, domingo, a bandeira vai, ainda às 15h00, à vizinha cidade da Praia e revisita Salineiro, havendo pilon na Casa da Banderona. E segunda-feira, dia 24, percorre os bairros de Cidade Velha, havendo pilon de novo na Casa da Praia. Deste modo, a bandeira anima todo o Município, mobilizando a população.

Nos dias 21, 22 e 23 (abarcando todo este fim de semana) bailes populares marcarão as festividades. Entretanto, preparam-se palestras que serão efectuadas durante a banderona de 2014 que discutirão temas tão importantes como Festas e Romarias de Cabo Verde (Ritual das Bandeiras), Músicas Folclóricas, História da Ribeira Grande de Santiago, Turismo no Concelho, Produção Cultural, Cinema (Produção de Audi- visuais em Cabo Verde e Diáspora), acompanhados de projecção de vídeos.

Oportunamente divulgaremos a programação da próxima semana.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...