terça-feira, 16 de dezembro de 2014

[0626] “A Rota dos Escravos” passa pela Cidade Velha

No quadro das Comemorações do 20º Aniversário do projeto da UNESCO “A ROTA DO ESCRAVO - RESISTÊNCIA, LIBERDADE, HERANÇA”, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, em parceria com a Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO, promove na Cidade Velha, a 18 e 19 de Dezembro de 2014,  um conjunto de atividades que abordam e transmitem conhecimentos e informações sobre a Rota do Escravo, a Escravatura e as suas Heranças culturais.

Assim, nesses dias vão exibir-se no Largo do Pelourinho, Cidade Velha, das 15 às 18 horas, grupos de batukaderas de toda a Ribeira Grande de Santiago, de capoeira (entre eles o Grupo Abadá Capoeira Santiago) e um Grupo de Tambores Africanos.

Fora deste espaço, na sala usada para cinema em S. Sebastião, serão feitas (a partir do dia 17, em hora a confirmar amanhã) projecções de filmes, designadamente “Tango Negro”, que recentemente foi exibido no Plateau Festival Internacional de Cinema.

E desde as 10H00 de dia 18, no Convento de S. Francisco, também em Cidade Velha, estarão patentes quatro exposições - “Os Africanos em Portugal- História e Memória, Sec. XV-XXI, cujo Curador é o Dr. Charles Akibodé”, “Os Espaços do Crioulo”, cujo Curador é o Prof. Doutor Lourenço Gomes, da UNI-CV, “Os Caminhos de Darwin”, cuja Curadora é a Dra. Ana Hopffer Almada, da UNI-CV e “A escravatura em Cabo Verde vista através dos Objetos”, da responsabilidade do IIPC.

 O projeto “A Rota do Escravo” foi lançado  em 1994, em Ouidah, Benin, após  Resolução da UNESCO de 1993, aprovada na 27ª Conferência Geral, em resposta a uma iniciativa do Haiti e alguns países africanos e tem como lema: Resistência, Liberdade, Herança”.

Estas iniciativas contam ainda com a colaboração do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação, Ministério da Cultura e a UNI-Piaget.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...