sexta-feira, 10 de maio de 2019

[0948] IV Encontro do Comité de Pilotagem do Evento Viagem pela História

Dando sequência lógica aos afincados trabalhos de planeamento da recriação histórica denominada “A Invasão dos Piratas – Jacques Cassard”, teve lugar mais um encontro de trabalho dos elementos que compõem a organização, desta feita a 5 de Maio (domingo).

Neste dia estiveram presentes vários representantes da Câmara Municipal da Ribeira Grande, nomeadamente o coordenador-geral do evento, Presidente Manuel de Pina, a par de elementos da UniCV (professores António Correia e Silva e Antonieta Lopes) e representantes dos Produtores Locais. 

Uma das principais conclusões deste IV Encontro foi a definição do tema da recriação histórica, assim como do lema “Cidade Velha, na Rota dos Tempos”, com a amplitude de ser, simultaneamente, uma expressão que “fica no ouvido” e assaz representativa da importância do Berço da Nação em termos do passado, presente e futuro do arquipélago cabo-verdiano, sem descurar a delineação de alguns detalhes de programação para este evento que se aproxima, a passos largos, da sua data primícia.

Informa-se que, neste momento, as diversas Comissões de Trabalho estão a ser concluídas para, de imediato, poderem começar a trabalhar por setores, condição fundamental para uma sintonia devidamente estruturada.

Também estão agendados encontros de trabalho com os operadores locais, nomeadamente os dois grupos de batucadeiras da Cidade Velha – que não se escusam jamais à solicitação da comunidade, em prol da divulgação da sua arte – bem como mais um importante Workshop a ser ministrado por António Tavares, um produtor cultural de renome que dispensa apresentações. Em paralelo, o atelier Beto Diogo dará uma Formação de Artesanato criteriosamente direcionada para a comunidade residente, nomeadamente a juventude e artesãos locais.

É uma forte ambição do edil local, Manuel de Pina, preparar a comunidade municipal ribeira-grandense para empoderar este evento, crendo piamente que se trata de um evento “de e para” o povo, que muito contribuirá para o seu desenvolvimento socioeconómico.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...