sábado, 26 de fevereiro de 2011

Água volta às torneiras

JÁ NORMALIZADO O ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA RIBEIRA GRANDE DE SANTIAGO

Imagem da New York Public Library (clique na imagem)
Foi uma enorme raiz de acácia (< ver muito  interessante artigo no blogue de Jorge Sousa Brito) a causa do “estrangulamento” da canalização que conduz água da nascente de Águas Verdes para o depósito de Achada Forte e provocou problemas na rede de abastecimento da Ribeira Grande de Santiago. Detectado o local onde se verificou a anomalia, foi hoje, sexta-feira, dia 25, possível corrigi-la e repor o normal abastecimento de água. Apesar das diligências dos técnicos dos Serviços de Abastecimento de Água da Ribeira Grande de Santiago, não foi fácil localizar a origem do problema e remover o obstáculo que impedia a circulação do líquido.

A acácia é uma infestante erradamente implantada e largamente disseminada em Cabo Verde nos últimos 30 anos, a pretexto de se querer arborizar o arquipélago: as suas raízes penetram profundamente os solos em busca de líquido, contribuindo assim para o agravamento da sua secura e para a aridez. Essa a razão que leva a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago a pretender a erradicação desta infestante, criando um novo coberto vegetal que, protegendo os solos, não agrave a sua secura. Nesse sentido, estão em estudo planos de arborização e de erradicação da acácia no Município para, em momento oportuno, serem levados à prática.

Até lá, tentam os Serviços da Câmara Municipal, com os meios ao seu alcance, minorar as graves consequências resultantes desta infestação. O que se verificou em Achada Forte é um exemplo dos efeitos nefastos do muito prejudicial e errado plano de arborização de há 30 anos.

O abastecimento de água ficou ontem, dia 25, normalizado no Município da Ribeira Grande de Santiago.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...