PARTE PARA PORTUGAL PRIMEIRO GRUPO DE ESTUDANTES PARA FREQUENTAR UNIVERSIDADE E CURSOS PROFISSIONAIS
Segue hoje, dia 11 de Setembro, primeiro grupo de 14 estudantes (de um total de 42) que, com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, vão fazer os seus estudos superiores e cursos profissionais em Portugal. 10 são encaminhados para a MAGESTIL, entidade com a qual a CMRGS tem firmado um protocolo de cooperação; os restantes quatro são encaminhados para a Universidade Católica, de Braga.
Dentro de poucos dias partem os restantes 28: dois para a Universidade do Algarve, cinco para a Universidade Portucalense (do Porto), mais dois para a Universidade Católica de Braga e mais dez para a MAGESTIL.
As vagas de que estes estudantes vão beneficiar, bem como os apoios que recebem, resultam de acordos negociados pelo Município da Ribeira Grande de Santiago: na MAGESTIL estão isentos do pagamento de propinas; na Universidade Portucalense usufruem de uma substancial redução de propinas, na quase generalidade beneficiam do pagamento da propina mínima (75 euros); e na Universidade Católica, a redução da propina pode ir aos 20 por cento. Os dois estudantes que vão para a Universidade do Algarve dispõem de uma bolsa mensal de 250 euros, custeada pela Câmara Municipal de Lagos, ao abrigo de um acordo de cooperação com a CMRGS.
Os jovens que vão estudar a Portugal com o apoio da CMRGS destinam-se a diferentes cursos: na Universidade Católica de Braga – TIC e Serviço Social; na Universidade Portucalense – Direito, Gestão, Economia e Restauro de Património; na Universidade do Algarve – Gestão de Empresas e Engenharia Mecânica; na MAGESTIL (cursos profissionais) – Gestão, Relações Públicas e Marketing, Técnicas de Informática e Produção de Moda.
Relativamente ao ano passado, aumenta em quase 100 por cento o número de jovens estudantes oriundos da Ribeira Grande de Santiago que este ano lectivo gozam das condições especiais referidas.
Deste modo, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago investe na promoção dos seus jovens e na formação de quadros, fundamental para o desenvolvimento do Município.