quinta-feira, 11 de abril de 2019

[0945] COMUNICADO Nº 1 - RECRIAÇÃO HISTÓRICA / CIDADE VELHA

CIDADE VELHA, 8 DE ABRIL DE 2019. PRIMEIROS ENCONTROS OFICIAIS DO COMITÉ DE PILOTAGEM DA RECRIAÇÃO HISTÓRICA

Encontra-se, a pleno vapor, o trajecto rumo à concretização oficial da II Edição da Recriação Histórica na Cidade Velha, desta feita com organização independente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago.

Nesse sentido, os primeiros dois encontros, de cariz oficial, tiveram lugar nos dias 3 e 7 de Abril, sendo o primeiro realizado na Direção Geral do Turismo e Transporte de Cabo Verde, e o segundo nos paços do concelho da CMRGS.

A 3 de Abril, o Presidente da CMRGS, Manuel de Pina, a Directora-Geral do Turismo cabo-verdiano, o Gestor do Fundo de Sustentabilidade Social, os professores da Uni-CV António Correia e Silva e Antonieta Lopes, a par da Directora de Turismo, Cultura e Economia Municipal e da Directora do Gabinete do Presidente da CMRGS, reuniram-se para analisar uma série de conteúdos que versaram, entre outros, as parcerias e financiamentos para o evento, a sua importância para a valorização e promoção do Património Mundial da Cidade Velha (e da necessidade de envolver a comunidade universitária de modo a atrair historiadores nacionais e internacionais), mas também definir um nome para a Recriação Histórica e preparar os temas para as próximas edições.

Já no dia 7 de Abril, uniu-se o contributo do especialista local ribeira-grandense, Francisco Moreira, seleccionado como representante da Comunidade e da Igreja, para que, em uníssono, pudessem analisar a I Edição, ainda organizada pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, definir roteiros para execução das actividades, a par de um planeamento logístico, que inclui criação de comissões, propor responsáveis de produção e encenação, a par de definição de eventuais datas para próximos encontros.

Destas intensas sessões de trabalho, começam a sair as primeiras novidades. À comunidade, informa-se que o texto será: “A Invasão dos Piratas – Jacques Cassard”, com coordenação científica da Cátedra UNESCO da Uni-CV, a qual ficou de, nos próximos dias, apresentar o conteúdo técnico aos produtores e encenadores.

Brevemente, seguir-se-ão novas acções, num plano ambicioso, que contará com o envolvimento de toda a comunidade ribeira-grandense: em primeiro lugar, uma apresentação pública do evento à população, a que se seguirá um convite aos experts que se dignem repetir o apoio do ano anterior.

Dentro da necessidade de envolver os líderes locais e comunitários, será realizado um workshop, intitulado “A Apresentação do Projecto Recriação Histórica de Cidade Velha”, a ter lugar no próximo dia 24 de Abril, pelas 16h30m, no Centro Cultural da Cidade Velha.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...