sexta-feira, 17 de abril de 2009

[0016] Reservatório de água da Cidade Velha

VAI SER COLOCADA PRIMEIRA PEDRA DO RESERVATÓRIO SUBTERRÂNEO DE ACHADA FORTE












17.Abril.2009 - É colocada no próximo dia 22, quarta-feira, pelas 11H00, em Achada Forte, a primeira pedra da construção do reservatório de água da Cidade Velha, com capacidade para 1000 metros cúbicos. Resguardando caudais provenientes da fonte de Águas Verdes, o reservatório é construído em subterrâneo por forma a não afectar a visibilidade e o aspecto exterior da Fortaleza de S. Filipe, um dos importantes monumentos do sítio histórico Património da Humanidade. Deste modo, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago respeita a parte monumental do Berço da Nação, na salvaguarda de interesses do País.

A pedra é colocada pelo Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Manuel Monteiro de Pina. O acto representa o início de uma nova fase do esforço em curso para garantir o abastecimento de água canalizada a toda a Cidade Velha e, posteriormente, a toda a parte sul do concelho.

Recorde-se que à data da tomada de posse desta Câmara apenas 7% do território municipal recebia água canalizada. Em consequência do trabalho que tem vindo a ser efectuado, ronda os 30% a área já coberta por este tipo de abastecimento, prevendo-se que, num prazo relativamente curto, possa atingir os 40%. A meta é chegar aos 100 por cento.

As dificuldades de construção do reservatório em subterrâneo comportam alguma morosidade e agravamento de custos. O montante global do investimento estimado para a obra é de cerca de 15.908 contos cabo-verdianos, em parte provenientes da Cooperação Espanhola.

A construção do reservatório subterrâneo de Achada Forte, que deve estar concluído em Julho, é um passo decisivo para dotar a Cidade Velha de condições condignas com o pretendido estatuto de Património Mundial a que se candidatou junto da UNESCO.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...