quarta-feira, 9 de setembro de 2009

[0070] Fim ao lixo indisciplinado

RECOLHA DIÁRIA DE LIXOS PORTA A PORTA TEM RECEPTIVIDADE POR PARTE DA POPULAÇÃO

Está a ter boa receptividade por parte da população da Cidade Velha o sistema de recolha de lixo porta a porta iniciado no passado dia 1 de Setembro. Dando arranque ao Programa de Saneamento, complementar do Programa de distribuição de água ao domicílio (em curso), os Serviços de Água e Saneamento da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago criaram um sistema de recolha diária de lixos porta a porta que já abarca cerca de 200 casas.

A recolha é feita de segunda-feira a domingo, entre as 7h00 e as 10h00. Entretanto, os serviços camarários estão a distribuir gratuitamente sacos de plástico aos moradores, prática que vai prolongar-se por um ano.

O sistema de recolha de lixos está a ser acompanhado por uma intensa campanha de informação e sensibilização dos habitantes, com base num “guia de boas práticas para a recolha de lixo porta a porta”, profusamente distribuído, onde são indicados os cuidados a ter com o lixo.

Recorde-se que o Município da Ribeira Grande de Santiago aderiu ao projecto de instalação de uma estação intermunicipal de tratamento de lixos na ilha. E, dentro de poucos dias, começam a ser abertas valas para receber as canalizações para o escoamento dos resíduos líquidos, estando previsto o início de construção de uma ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) ainda antes do fim do ano.

Entretanto, vão começar a ser instaladas papeleiras na Cidade Velha para a recolha dos pequenos lixos.

É o avanço da “revolução verde” que a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago está a desencadear, tendo por lema “Sidadi Velha, Bersu Linpu”, e que tem por objectivo garantir condições de higiene e limpeza compatíveis com o estatuto de Património da Humanidade conquistado em 26 de Junho último.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...