quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Alta gastronomia na Cidade Velha

CIDADE VELHA PREPARA-SE PARA SER PÓLO GASTRONÓMICO DE QUALIDADE

Inserido no Programa VERÃO 2010, organizado pela Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, teve ontem início na Cidade Velha um curso de formação em culinária e gastronomia, que serve de apoio à definição e desenvolvimento de uma gastronomia de qualidade característica do Berço da Nação cabo-verdiana, tendo por base os seus valores culturais. O curso - patrocinado pela UCCLA, União das Cidades Capitais Lusófonas – é orientado por dois qualificados formadores: Alexandre Correia, perito português em gastronomia, e a gourmet/doceira brasileira Marina Mott Ruggiero.

Prolongando-se por toda esta semana, este curso recebeu 22 inscrições: profissionais de hotelaria e restauração e jovens que buscam nesta actividade uma oportunidade profissional criada pelo desenvolvimento da indústria turística neste Município. Ao encontro da política solidária própria da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, as inscrições foram alargadas a Municípios vizinhos, no âmbito das relações de amizade e cooperação com as suas Câmaras, em particular aquelas que, tal como a CMRGS, sofrem as discriminações praticadas pelo actual Governo.

Para este curso, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago mobilizou o empresariado do sector, cumprindo deste modo a sua função incentivadora da iniciativa privada, fundamental para o crescimento económico e para o desenvolvimento de um turismo de qualidade alicerçado no património e nos valores culturais deste Município. A CMRGS entende que este turismo cultural é a trave-mestre para o desenvolvimento, contrariando assim os efeitos das políticas discriminatórias do Poder Central que fizeram da Ribeira Grande de Santiago um dos Municípios mais pobres e com maior taxa de desemprego do País. Os resultados positivos destas orientações da Câmara Municipal começam a ser visíveis, apesar das tentativas de obstrução partidariamente identificadas que, com crescente ineficácia, vão ocorrendo.

A Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago valoriza a gastronomia tanto como elemento cultural estruturante desta região, tanto como uma das bases do turismo de qualidade que se pretende implantar neste Município que tem por âncora o Património da Humanidade. Neste sentido, estão em preparação outras iniciativas complementares, também no sector da gastronomia e restauração, que serão em breve anunciadas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...