domingo, 13 de março de 2011

Inauguração da escola-oficina adiada

ADIADA INAUGURAÇÃO DA ESCOLA-OFICINA DA CIDADE VELHA

Embora se inicie, na próxima terça-feira, 15 de Março, a actividade da Escola-Oficina da Cidade Velha, a Câmara Municipal da Ribeira Grande, em consonância com a Direcção daquela Escola e o respectivo Coordenador, indicado pela Cooperação Espanhola, decidiu adiar para melhor data a sua inauguração oficial.

A Escola-Oficina configura um modelo escolar totalmente novo em Cabo Verde, que associa a formação teórica com a prática das actividades produtivas para que foi vocacionada. Tem assim reflexos imediatos no tecido económico e empresarial, o que faz dele um dinamizador da vida produtiva do Município, à semelhança do que aconteceu em Espanha, onde esta experiência foi encetada e desenvolvida com pleno sucesso.

Sendo o financiamento da Escola-Oficina totalmente da Cooperação Espanhola, AECID, e a sua Direcção assegurada pela Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, numa parceria que envolve igualmente o IIPC, o IEFP e a Direcção-Geral de Agricultura, decidiu-se adiar a inauguração oficial da Escola-Oficina da Cidade Velha a fim de dignificar e relevar o significado e a importância deste acto.

A Escola-Oficina vai ministrar três cursos – Construção Civil (centrada em trabalhos de recuperação do Património Monumental da Cidade Velha), Energias Renováveis e Transformação de Produtos Agrícolas – a 80 alunos que, por fazerem a sua formação em actividade produtiva imediata, auferem correspondente remuneração. Uma parte desta remuneração é retida na fonte e apenas entregue aos formandos na conclusão do seu curso, por forma a garantir-lhes um capital inicial com o qual, caso o queiram, possam iniciar-se como empreendedores nas áreas para que foram preparados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...