Foram editadas na “Newsletter” número 18 da UCCLA (União das Cidade Capitais de Língua Portuguesa) duas importantes notícias sobre Cidade Velha: a próxima realização, em Janeiro, de uma reunião temática no Berço da Nação cabo-verdiana e a próxima entrega a Cidade Velha de um monumento aos Navegadores, oferecido pela UCCLA. O monumento, da autoria da escultora Maria Luísa Alte da Veiga, deverá chegar a Cabo Verde no próximo mês de Novembro, sendo inaugurado em Janeiro (por altura da abertura das celebrações dos 550 Anos do Povoamento), junto à foz da Ribeira Parda.
Quanto à reunião, a ter também lugar em Janeiro, da Rede Temática da UCCLA liderada por Guimarães, capital europeia da Cultura 2012, coincide a sua realização com a Festa do Santo Nome e está a ser minuciosa preparada a sua realização. Serão agendados aspectos culturais, que inevitavelmente constarão no seu organigrama. Recorde-se que Guimarães foi a primeira geminação assumida por Cidade Velha, ficando desde então historicamente ligados os Berços de duas nações, Portugal e Cabo Verde.
No número 18 desta “Newsletter” vêm três fotografias (Sé, Pelourinho e Fortaleza de S. Felipe) e um poema de José Luís Tavares, do seu livro sobre Cidade Velha, “Cidade do Mais Antigo Nome”, editado pela “Assírio & Alvim”.