INAUGURAÇÃO DAS REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA CANALIZADA EM MATO E SANTANA
No próximo dia 20 de Janeiro, sexta-feira, Dia dos Heróis Nacionais e em que a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago proclama (às 11 horas) o ano de 2012 como o 550º aniversário do Povoamento da hoje chamada de Cidade Velha, e por extensão de Cabo Verde, procede-se (às 15 horas) ao lançamento das primeiras pedras - pelo Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, dr. Manuel Monteiro de Pina - das redes de distribuição de água ao domicílio em Gouveia e Chã de Igreja, seguidas das inaugurações das redes de distribuição de água canalizada em Mato (Belém) e em Santana.
O programa “Uma casa, uma torneira”, lançado há 4 anos por esta Câmara Municipal, está neste momento em fase muita avançada de concretização, estando a funcionar já na maior parte do Município. Em consequência, subiu-se de uma taxa de 6% das habitações que recebiam água canalizada em todo o concelho da Ribeira Grande de Santiago para mais de 70% com as áreas agora beneficiadas e aproximando-se dos 80% com as zonas que vão ser contempladas e onde agora se lançam as primeiras pedras.
Para as redes de água canalizada ao domicílio tanto em Gouveia, Chã de Igreja, como em Mato, muito contribuiu a Cooperação Espanhola, quer directamente quer através de Escola-Oficina da Cidade Velha, razão pela qual foram convidados para estes actos (e neles estarão presentes) o senhor embaixador do Reino de Espanha em Cabo Verde e o senhor Coordenador da AECID (Cooperación Española para el Desarrollo).