segunda-feira, 16 de abril de 2012

Património discute-se na Cidade Velha

“SÍTIO HISTÓRICO DA CIDADE VELHA - RECONHECER OS DESAFIOS PARA O FUTURO”

Uma mesa-redonda sobre o Sítio Histórico da Cidade Velha (apresentação das teses dos Mestres Martinho de Brito e Natalino Semedo) decorre no próximo dia 18, Dia Internacional dos Sítios e Monumentos, no Convento de S. Francisco, no Berço da Nação cabo-verdiana, às 09h00. Esta apresentação pública, que está, desde já, a proporcionar certa expectativa, é patrocinada pelo IIPC (Instituto de Investigação e do Património Cultural) e pela Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago e insere-se no programa “Sítio Histórico da Cidade Velha – Património da Humanidade. Reconhecer os desafios para o futuro”.

As teses dos Mestres Martinho de Brito (sobre “Interpretação Histórica da Fortaleza Real de S. Filipe) e de Natalino Vaz Semedo (sobre “Musealização e Desenvolvimento Turístico de Cidade Velha”) têm como moderadora a Mestre Débora Sanches.

De resto, decorre hoje na cidade da Praia a assinatura do protocolo entre o IIPC, a CMRGS e UCCP com vista à reabilitação das casas da Rua Banana (Cidade Velha) e a Formação e Elaboração da Cartografia Temática sobre Património Cultural, seguindo-se amanhã, dia 17, às 16h00, uma reunião com os residentes na Rua Banana para discutir com eles aspectos relacionados com a reabilitação das casas.

Deste modo, a recuperação do Património Material de Cidade Velha continua a merecer especiais cuidados quer por parte do IIPC como da parte da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, tudo sendo feito para que a sua população seja directa e conscientemente parte integrante dos projectos e sua beneficiária.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...