domingo, 20 de janeiro de 2013

[0365] Novas geminações com a Cidade Velha: S. Filipe (Fogo) e Ilha de Moçambique

Geminações de Cidade Velha
com S. Filipe (ilha do Fogo) e Ilha de Moçambique


No seu projecto de estreitar relações entre Câmaras Municipais de Cabo Verde e de estender o melhor relacionamento com cidades de todo o mundo, em particular as lusófonas, no dia 31 de Janeiro próximo, a partir das 10h00, no Convento de S. Francisco, Cidade Velha, são celebrados protocolos de geminação de Cidade Velha, Berço da Nação cabo-verdiana, com S. Filipe, na ilha do Fogo, e com a Ilha de Moçambique.

Estes acordos de geminação são assinados no termo da sessão solene do Dia do Município promovida pela Assembleia Municipal da Ribeira Grande de Santiago e da entrega dos diplomas de Cidadãos Honorários que no mesmo local se realizam.

Com tais protocolos, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago estabelece com a Comissão Municipal da Ilha de Moçambique, Património da Humanidade, uma colaboração fraterna e profunda, tendo por fundamento as profundas relações históricas e culturais entre si existentes, culminando um longo processo de negociações.

Por seu turno, com a Câmara Municipal de S. Filipe do Fogo, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago sublinha deste modo o estreito relacionamento entre ambas as urbes, que remonta já ao dealbar do processo de povoamento, havendo entre os povos das duas localidades amplas relações de parentesco que não podem ser obliteradas.

Desde essa data, Cidade Velha alarga para onze o número de geminações firmadas, nomeadamente com Guimarães, Lagos, Odivelas, Golegã e Trancoso (Portugal), Ribeira Grande de S. Miguel (Açores), Gorée (Senegal), Praia e S. Filipe (Cabo Verde), Lobata (S. Tomé e Príncipe), Ilha de Moçambique (Moçambique).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...