Decorre este fim-de-semana, dias 24 e 25 de Maio, a festa da tabanca – em Cidade Velha e Salineiro. Querendo inculcar na população do Município o espírito desta celebração (que se vem perdendo), e estando a decorrer as festividades, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago promove, no dia 24, uma conferência – a cargo do prof. José Maria Semedo – sobre este culto originário dos antigos escravos e que terá lugar no Liceu do Salineiro às 15h00.
No dia seguinte, 25 de Maio, às 11h00, organiza-se o tradicional e respetivo cortejo no percurso entre Cidade Velha e Salineiro, no qual participam as tabancas de Chã de Tanque (de Santa Catarina de Santiago) e de Salineiro.
Sendo um hábito nascido da sociedade escravocrata e muito característico desta ilha, vem sendo perdido infelizmente pelas populações mais jovens, justificando-se portanto que a Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago – apostada na revitalização das tradições até pelo interesse turístico que elas suscitam – se empenhe na celebração, divulgação e promoção junto dos habitantes deste Município (onde existe uma das mais antigas tabancas de Cabo Verde) e dos demais interessados.