No âmbito da MANIFesta (“Novos e velhos desafios para o Desenvolvimento Local”) que se realiza em Santarém (Portugal), comemorando agora o seu vigésimo aniversário e os 40 anos sobre o 25 de Abril de 1974, estará patente, de 9 - quinta-feira - a 12 de Outubro, no Mercado Municipal local, a exposição de fotografias de Acácio Carreira sobre “Cidade Velha-Património Mundial”, que se mostrou em Lisboa, organizada pela Etnia/Centro InterculturaCidades. Deste modo, a importante mostra do trabalho feito por este professor português, cujo hobby é a arte fotográfica, continua a revelar ao público lusitano imagens dos monumentos e gentes do Berço da Nação cabo-verdiana, conforme foi anteriormente noticiado. Depois de percorrer outros centros urbanos de Portugal, a exposição deverá chegar a Cidade Velha em Fevereiro do próximo ano.
Acácio Carreira, que enquanto ministrou em Cidade Velha um curso de formação nesta arte, juntou-se a outros grandes nomes da fotografia que viraram as suas objetivas para a monumentalidade da antiga capital de Cabo Verde, cuja importância histórica muito se demonstra nas suas majestosas ruínas, como os portugueses Duarte Moral e Ana Telhado e a brasileira Eliane Velozo.
Assim, apoiando estas iniciativas, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago tem convertido a “cidade do mais antigo nome” num importante polo da arte cinematográfica em Cabo Verde.