Pe. António Vieira |
Obras da primeira fase de reabilitação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Cidade Velha, elas já foram entregues à Diocese, dentro do prazo legal, pela Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago e incluem, além da melhoria do piso do átrio envolvente e arranjo do ajardinamento, instalação de iluminação eléctrica exterior, construção de acesso para deficientes físicos e colocação da réplica do púlpito utilizado no séc. XVII pelo Pe. António Vieira.
O célebre missionário jesuíta passou pelo Berço da Nação na semana de Natal de 1652. A ideia da reconstrução de uma réplica do púlpito de onde pregou nesta igreja um sermão a S. João Batista foi da ex-Ministra da Cultura de Portugal, dr.ª Gabriela Canavilhas. A Embaixada de Portugal na Praia foi a autora do cuidado e minucioso projeto e a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) ofertou-o a Cidade Velha.
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário requer profundas obras de reabilitação, embora necessárias e urgentes, apenas podem ser feitas gradualmente e por fases, como agora fez a Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, devido ao seu elevado custo,