Cidade da Praia, 08 Nov (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Manuel de Pina, diz que a produção agrícola de sequeiro deste ano “é nula” no seu concelho, e pediu a continuidade do plano de mitigação do mau ano agrícola.
Manuel de Pina, que falava aos jornalistas durante a inauguração, hoje, das obras de remodelação da escola do ensino básico da Cidade Velha, afirmou que Ribeira Grande de Santiago é o município mais sacrificado da ilha Santiago, tendo sido duplamente afectado.
“O nosso município é o mais complicado da ilha de Santiago. Isto já foi constatado pelo Ministério da Agricultura. Mesmo o pasto em que em outros municípios abundam, já não temos, a não ser numa parte da zona alta”, disse.
Neste sentido, adiantou que a edilidade já está a tomar medidas para os projectos em curso, no quadro do plano de mitigação do mau ano agrícola continuem no seu concelho.
“Já vamos iniciar com a construção de um conjunto de reservatórios para a captação de água, continuar a fomentar a agricultura de regadio, uma vez que a de sequeiro é praticamente nula”, disse indicando que a edilidade está a trabalhar já em sintonia com o Governo.
Conforme salientou, Cidade Velha, para além de registar um mau ano agrícola, a pouca chuva que permitiu a germinação das sementes levou constrangimentos, já que provocou grandes estragos na orla marítima.
“Portanto, fomos sacrificados. Estamos em sintonia com o Governo, já foi feito um levantamento. Foi criado, a bem pouco tempo, o Fundo de Emergência, que vai ser capitalizado já no início do próximo ano e penso que vamos poder beneficiar para continuar a atender a população”, disse.