terça-feira, 25 de agosto de 2009

[0061] Cidade Velha: grandes obras de saneamento

TRABALHOS DE CONSTRUÇÃO DA REDE DE SANEAMENTO VÃO COMEÇAR NA CIDADE VELHA

Já chegaram ao porto da Praia as tubagens e outros materiais destinados aos trabalhos na Cidade Velha com vista à instalação da rede de abastecimento de água ao domicílio e construção do sistema de saneamento do sítio histórico. A Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago inicia dentro de poucos dias a abertura das valas que vão receber os dois sistemas, devendo o começo destes trabalhos coincidir com a inauguração do estratégico depósito de água de Achada Forte, quase concluído. Este enorme depósito, com capacidade para armazenar mil litros do caudal proveniente de Águas Verdes, é a chave do abastecimento na zona Sul do Município, faltando neste momento apenas concluir a sua cobertura.

Durante algum tempo, que se espera não seja muito prolongado, a manter-se o acelerado ritmo dos trabalhos em curso, Cidade Velha ficará transformada num verdadeiro estaleiro. São obras inevitáveis e fundamentais para, em benefício da cidade Património da Humanidade, resolver alguns dos problemas com que Cidade Velha se debate. Concluídos estes trabalhos, o sítio histórico passará a dispor de uma eficaz rede de saneamento.

A Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago tem, entretanto, reunido com o Instituto de Investigação e do Património Cultural, a ELECTRA e a CV Telecom, procurando sensibilizar estas empresas para que aproveitem a abertura das valas por forma a que os fios eléctricos e telefônicos sejam retirados da superfície e recolhidos no mesmo sistema de canais por onde passarão a rede de abastecimento de água e a rede de saneamento. Desse modo, o sítio histórico ficaria liberto da “floresta” de postes e do emaranhado de cabos que afectam a paisagem urbana e evitar-se-ia, no futuro, cavar buracos nos pavimentos para acudir a eventuais problemas com as redes eléctrica e telefônica. Trata-se de adoptar na Cidade Velha um sistema semelhante ao existente noutras cidades Património da Humanidade, resguardando a sua monumentalidade.

Concluídos estes trabalhos que, em grande parte, recebem financiamento da Cooperação Espanhola, as ruas da Cidade Velha serão repavimentadas com empedrado, mantendo-se o actual traçado urbano.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...