O I Encontro Nacional de Poetas de Cabo Verde, que se realiza na Cidade Velha, Berço da Nação cabo-verdiana e Património Mundial da Humanidade, no dia 21 de Março (Dia Mundial da Poesia), é uma iniciativa conjunta do SOCA (Sociedade de Autores), da Biblioteca Nacional e da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, que conta também com o apoio da Associação Caboverdeana (de Lisboa, Portugal).
Está a ter grande adesão dos poetas cabo-verdianos e manifestações de grande interesse por parte de poetas estrangeiros e suas organizações. São numerosos os autores que já enviaram os seus poemas e mensagens, os quais mereceram o melhor acolhimento.
Está neste momento em fase de provação definitiva o respectivo programa que desde já se enuncia e para o qual se pede total pontualidade e respeito:
Programa (provisório) do I Encontro Nacional de Poetas de Cabo Verde
11h00 – Reunião de alguns poetas com alunos da EBI de Santo António (5.º e 6.º anos) e leitura de poemas dos alunos aos poetas.
14h30 – Abertura da Feira do Livro de Poesia, no Largo do Pelourinho.
15h30 - Workshop sobre fanzines (m.parissy e João Rafael Dionísio): no Convento de S. Francisco.
17h30 – Arruada – da Rua Carreira à Rua Calhau; de porta em porta, a poesia visita casas.
18h00 – Inauguração da “Árvore da Poesia” no Largo do Pelourinho (recolha de poemas suspensos numa árvore – tributo do Dia Mundial da Poesia ao Dia Mundial da Árvore).
19h30 – Sarau poético no restaurante Kriola.
20h30 – Jantar de celebração no restaurante Kriola - Poesia à Mesa.
Não é possível neste I Encontro trazer delegações estrangeiras, embora se preveja que nela vai ser constituída a secção de Cabo Verde do Pen Clube e anunciadas novidades sobre a participação cabo-verdiana na Bienal de Odivelas (Portugal) e outros eventos internacionais de escritores e poetas.