segunda-feira, 29 de julho de 2013

[0450] Começam os trabalhos para a construção da Casa da Lusofonia na Cidade Velha

Com o fito de preparar o projecto da Casa da Lusofonia (em S. Sebastião), Cidade Velha recebeu na tarde de ontem, domingo, dia 28 de Julho, a visita do Arquitecto Miguel Amado, chefe da missão da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, acompanhado de um numeroso grupo de estudantes de Arquitectura da mesma Universidade.

O protocolo de cooperação assinado entre a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago e ONG Etnia, ao abrigo do qual a Casa da Lusofonia vai ser construída, prevê que o seu projecto de construção seja elaborado por esta equipa liderada pelo Arquitecto português Miguel Amado, tendo o apoio de entidades brasileiras e de empresas portuguesas ligadas ao ramo da Construção Civil.

Em Setembro próximo, esta mesma missão, que está atualmente instalada nos alojamentos da Embaixada de Portugal (na Achada de Santo António, na cidade da Praia) voltará a Cabo Verde, funcionando então em regime de campus universitário, com caráter de voluntariado, colaborando também no projceto de Cidade Nova.

Recorda-se que esta é uma das primeiras Casas da Lusofonia que está a ser instalada no Brasil e em Portugal, no âmbito de um projeto da ONG Etnia e do Círculo Cultural Português, que em Maio último homenageou em Lisboa o Dr. Manuel Monteiro de Pina, Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago.

[0449] Tesouros Naturais de Ribeira Grande de Santiago

Foto Fernando Frusoni
Apesar do relativamente pouco engajamento da população local, concluiram-se hoje aos trabalhos da comissão ad hoc para a seleção dos Tesouros Naturais de Ribeira Grande de Santiago que vão ser amanhã, terça-feira, dia 30 de Julho, entregues à Assembleia Nacional, cumprindo-se os prazos estipulados. Com minuciosa e criteriosa pesquisa dos lugares, acompanhada do registo fotográfico dos mesmos, a acção decorreu ao longo dos meses de Março a Julho, visando a sua preservação e estudo científico das suas caraterísticas geológicas e paisagísticas, a sua promoção, a elaboração dos roteiros e a preparação para o seu aproveitamento e desenvolvimento turístico.

A comissão ad hoc reuniu-se, para este trabalho, com escolas, associações, entidades empresariais, promotores turísticos e habitantes do Município, tendo por objetivo a escolha destes lugares. Nesse sentido, tal selecção obedeceu aos seguintes critérios: montanhas, serras, falésias – montanhas, alinhamentos e maciços montanhosos no interior do território ou na costa; monumentos naturais de cariz vulcânico – forma de relevo de expressão localizada, como pequenos cones vulcânicos, filões e pitões, chaminés, cortes geológicos, túneis vulcânicos de notável beleza cénica; ilhéus, rochas, rochedos e grutas monumentais no interior do território ou rodeado de água; baías, enseadas, angras e zonas húmidas, de qualquer amplitude; praias costeiras de areia branca ou negra; dunas de corredores dunares, acumulações dunares fósseis ou vivas, localizada ou em corredores; paisagens ou áreas de interesse científico – áreas protegidas ou a proteger, com ou sem vegetação, áreas de endemismos vegetal ou animal intrínseco a Cabo Verde, incluindo vales e bacias hidrográficas.

Este trabalho de campo foi subdividido em três fases: a 1.ª fase foi dedicada às zonas baixas do Município (São João Batista, Gouveia, Porto Mosquito, Santa Clara, Salineiro, São Martinho e Calabaceira); a 2.ª fase foi efetuada nas zonas altas (Belém, Pico Leão, Tronco e Santana); e na 3.ª e última foi aplicada a recolha fotográfica da orla marítima da Cidade Velha, incluindo a praia da Calheta.

Em consequência, foram apurados os seguintes locais, por ordem decrescente, tendo em conta as caraterísticas vulcânicas, a importância histórica dos lugares, aspetos antropomorfológicos e zoo-morfológicos:

• Serra de Santa Clara, Monte Volta, Monte Branco, monte de Piku Antónia, vale de Pico Leão, Monte Fatxu;
• “Muro” de S. João Batista, monte de Santa Clara, Ribon Caria;
• Gruta de Santa Clara, ribeira de Santa Clara, furna da farmácia de Cidade Velha;
• Baía de Cidade Velha, baía de Santa Clara, baía da Caleira, baía de Ribon Caria;
• Praia do Caniço, praia da Cadjeta;
• Vale de Santa Clara, vale de Ribeira Grande de Santiago, ribeira de Pico Leão, espaço verde de Santana.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

[0448] Formação de queijeiros em Ribeira Grande de Santiago

Encerrou esta tarde, sexta-feira, dia 26 de Julho, às 13h00, na Escola-Oficina de Cidade Velha, o curso de formação em queijaria que tem sido organizado pela Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago. Restrito a 15 (quinze) formandos - o que implicou a selecção dos muitos candidatos. O curso, que foi ministrado por dois formadores vindos de Portugal e contou com o apoio da Associação Raia Histórico (associação intermunicipal, sediada em Trancoso), visa criar condições para a produção de queijo no Município, aproveitando as suas grandes potencialidades para o desenvolvimento da pecuária, em franco crescimento.

Dada a diversa preparação técnica e cultural dos respectivos formandos, o curso comportou especiais cuidados e preparação nas diferentes áreas por que se espraiou, quer habilitando-os para a produção de iogurtes quer de queijaria (tanto a de cabra como a de vaca), contribuindo deste modo para a melhoria das condições de vida das populações deste Município.

Espera-se que a curto prazo seja possível – se, para tanto, se manifeste interesse da iniciativa privada – surgirem em Ribeira Grande de Santiago laticínios de boa qualidade, que abasteçam um mercado turístico em notável expansão.

[0447] Saudação à inauguração oficial da estrada Praia-Cidade Velha

A Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago saúda a inauguração oficial da estrada alcatroada de Praia a Cidade Velha que se realiza amanhã, sábado, dia 27 de Julho, às 10h30, pelo senhor Primeiro Ministro, Dr. José Maria Neves. Importante melhoria efetuada no concelho – na qual, obviamente, esta Câmara Municipal se encontra empenhada -, integra a profunda remodelação em curso na rede viária deste Município, parte da qual está já em curso, com a participação activa quer do Governo, quer da Câmara Municipal, quer da iniciativa privada.

Tendo implicado graves sacrifícios para a população que, durante largos meses, viu altamente condicionados os acessos a Cidade Velha, o novo sistema viário, a par da barragem do Salineiro e advento da era do regadio e a futura Cidade Nova, mostra o enorme desenvolvimento vivido por este Município (e, por extensão, por Cabo Verde), com significativos resultados para a melhoria das condições de vida da sua população.

Município com largas potencialidades de desenvolvimento de um turismo sustentado, aproveitando o facto de ser Património da Humanidade (o único reconhecido no país), já há muito carenciava de acessos condignos. Os melhoramentos agora registados mostram que são importantes os benefícios trazidos pelo necessário djunta mon a que se vem assistindo e que se consubstancia no que geralmente se define por “espírito de Cidade Velha”.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

[0446] Ribeira Grande de Santiago: comissão técnica escolhe as seis maravilhas naturais do concelho

Ver notícia AQUI

[0445] Preservação das tartarugas marinhas

Financiado pelo Ministério do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território e no quadro do projecto de protecção às tartarugas marinhas decorrem, até ao fim do mês de Agosto, em todo o Município de Ribeira Grande de Santiago, campanhas de limpeza e sensibilização com o objectivo de socializar junto da população a necessidade de preservação desta espécie altamente ameaçada e de por fim ao seu comércio, de resto em boa hora rigorosamente proibido em Cabo Verde.

A preservação das tartarugas marinhas é um dever, tanto mais que constituem um significativo património de Cabo Verde e têm importância valiosa em termos de turismo.

[0444] Fórum Público “Projeto de Educação Pré-Escolar”

Em colaboração com a UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa), as Câmaras Municipais de Cascais (Portugal) e do Sal (Cabo Verde), a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago apresentou publicamente, ontem à tarde, 23 de Julho, no Convento de São Francisco, Cidade Velha, os resultados das Fases III e IV do Projecto Educação Pré-Escolar, que envolveu todos os jardins-de-infância do Município.

Nesse Fórum, para além de ter sido apresentado o projecto educativo local pelas suas autoras – educadoras dos jardins da rede pré-escolar municipal – foi inaugurada uma exposição itinerante que conta o percurso e a história deste projecto de cooperação descentralizada.

As Fases III e IV do projceto envolveram inúmeras acções de formação - workshop do Projeto Educativo Local, workshop de construção de materiais pedagógicos, seminário interno de avaliação, workshop de preparação metodológica do plano anual de coordenação do Ministério de Educação e Desporto, e workshop de organização do contexto educativo (materiais pedagógicos e espaço), dinamizadas pela Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago em parceria com a UCCLA, União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.

O projecto apoia e valoriza, em aprendizagens cooperadas, críticas e compartilhadas. Os educadores de infância do município, potenciam assim um imenso recurso educativo: a curiosidade, a criatividade, a vontade de aprender, brincando com as crianças na primeira infância.

domingo, 21 de julho de 2013

[0443] Feira da saúde na Cidade Velha

[0442] Sete Maravilhas da Cidade Velha

Decorre na próxima segunda-feira, dia 22 de Julho, às 10h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago a seleção final das 7 (sete) Maravilhas do Município, realizada por uma Comissão ad hoc para o efeito constituída.

Apesar das muitas dificuldades que tiveram que ser ultrapassadas, esta selecção será entregue na Assembleia Nacional no próximo dia 24 (quarta-feira), respondendo assim positivamente ao apelo da Comissão Nacional que a promoveu.

Ainda no dia 22, às 19h00, a selecção das 7 Maravilhas da Ribeira Grande de Santiago será socializada junto da população local.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

[0441] Feira da Saúde de Cidade Velha

Promovida conjuntamente pela Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, a Curadoria da Cidade Velha, o Centro Regional de Saúde e a ONG Citi Habitat, decorre amanhã, sábado, dia 20 de Julho, das 9h00 às 15h00, no Largo do Pelourinho, a Feira de Saúde de Cidade Velha.

Preocupando-se com o estado sanitário e de Saúde da população local, as autoridades de Ribeira Grande de Santiago irmanam-se em actos que são importantes para a divulgação dos cuidados que para tanto são necessários e o rasteio acessível de eventuais enfermidades, dando assim ensejo à vivência do princípio “mente sã em corpo são”.

[0440] Curso de queijaria ministrado por formadores de Trancoso (Portugal)

Na Escola-Oficina de Cidade Velha decorre, de dia 23 (terça-feira) a 26 de Julho (sexta-feira), um curso de formação de queijeiros, ministrado por dois formadores portugueses da Associação Raia-Histórica, com sede em Trancoso, com a qual existe um protocolo de cooperação, formulado pela Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago.

O curso, frequentado por cerca de vinte pessoas (na maioria iletrados), visa fomentar a produção de queijo de qualidade, segundo boas condições higiénicas, que garanta a melhoria das condições de vida da sua população.

Ribeira Grande de Santiago produz hoje algum queijo, havendo possibilidades de se promover uma actividade produtiva de muito interesse. A Autarquia está empenhada em valorizar o desenvolvimento da queijaria, impulsionadora da pecuária, e deste modo potenciar a vida económica do Município, até agora um dos mais pauperizados do país.

[0439] Visita de missão parlamentar angolana à Cidade Velha

A Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago recebe hoje, sexta-feira, dia 19 de Julho, às 15 horas, uma delegação da Comissão Especializada da Administração do Estado e Poder Local da Assembleia Nacional de Angola que se encontra de visita a Cabo Verde, sendo recebida pelo seu Presidente da Autarquia, Dr. Manuel Monteiro de Pina, que também os recebe na qualidade de Presidente da Associação Nacional de Municípios cabo-verdianos.

Cerca das 16 horas, esta importante Missão visita oficialmente os principais monumentos e sítios históricos do Berço da Nação.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

[0437] Workshop para monitoras de jardins-de-infância

Está a decorrer, em diferentes localidades de Ribeira Grande de Santiago, um workshop de formação, inserido no Projeto de Educação Pré-Escolar, ministrado por uma formadora especialmente enviada pela UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa) e com a sua colaboração, da Câmara Municipal de Cascais e da Câmara Municipal do Sal, dirigido às monitoras dos jardins infantis do Município.

Organizado pela Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, este workshop prolonga-se desde o passado dia 8 até dia 24 deste mês de Julho.

De caráter itinerante, ou seja realizado em diversos estabelecimentos do concelho, efetua-se hoje e amanhã na Escola Oficina de Cidade Velha.



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...